domingo, 6 de abril de 2008

Comunicação: diálogo de surdo e mudo.

Minhas aulas de sexta-feira me deixam assim, meio reflexiva!
A maioria das conversas acontece da seguinte forma: o emissor tem a sua idéia e se expressa de acordo com sua intenção, o receptor recebe a mensagem enviada e a interpreta da maneira que lhe é conveniente.
Então, se um fala uma coisa, e o outro entende outra. Qual o sentido?!
É por isso que muitas vezes acontecem os famosos "mal entendidos". Por exemplo, você fala "Fui no branco" se referindo à cor do carro que estava usando, quem escuta pode interpretar "branco" como uma pessoa, ai tudo se embaralha e a mensagem inicial não é transmitida.

É minha gente, essa história de comunicação é um negócio complicado, e tem gente que passa a vida inteira estudando e ainda não entende muito bem.
Dizem que é curso de vagabundo, que ninguém faz nada, mas nosso trabalho é o mais dificil: ENTENDER pessoas, interpretar conversas, isso não é pra qualquer um não.

4 comentários:

Samara disse...

E o que não é complicado nessa vida ? Mas verdade, aulas de sexta sempre deixam um zum zum zum dentro da minha pobre cabecinha!

Comunicar é para todos mas viver disso é só pra quem pode ^^

Samara disse...

digamos que grande parte das mortes de dengue são mesmo entre os pobres ..por falta de saneamento básico e derivados, só que pessoas de classe média alta também estão morrendo no Rio...a coisa lá chegou em um ponto bastante critico..e talvez por isso tenha dado tanta repercusão.

Quanto ao nordeste...nems e compara o que acontece lá com o que ocorre aqui em Brasília pq aqui é normal,..sempre foi assim afinal moramos no meio do cerrado..agora lá...as mudanças são drasticas (assim com em uma parte do sul)

A. disse...

auihsiahsiuahsihsiah
fui no branco foi uma coisa bem coisa

entender pessoas é uma coisa muito complicada
pq a mente humana é indecifrável, se vc for tentar entender tudo que todos falam da maneira que é certa, vc vai passar o resto da sua vida só tentando... pq conseguir vc não vai.

é por isso que a gente sempre pergunta é isso?
asshassuasisuhaiushushaiusia

_ArikA_MenkE_ disse...

oooo minina comunicativa gente!

erros de comunicação sao complicados... mas que graça teria si nao existissem?! :p
qual seria a graça de uma conversa se nao tivesse duplo sentido em nada, ou se qualquer um pudesse entender todo o contexto?